Páginas

domingo, 3 de julho de 2011

A DANÇA COUNTRY



Pelo que se sabe a dança country, teve origem forte em NASHIVILLE no TEXAS, com um estilo inconfundível, dividindo-se em: line dance e partner dance.

Este estilo possui grande variedade de movimentos de forte marcação, chamando atenção principalmente para o sincronismo e agilidade, o que torna esta dança um espetáculo para quem assiste e uma emoção muito grande para quem dança, tanto que a cada dia que passa aumenta o numero de fãs e adeptos em toda parte do país.
O preconceito de que é uma dança masculina vem sido derrubado pelas lindas apresentações mistas que temos visto por aí. As mulheres chegaram com tudo e com muita classe vêm trazendo graça e força para o ritmo.
O country que aqui chegou não é o mesmo que conhecemos hoje, com o tempo os passos foram se modernizando, sofrendo influencia de outros ritmos como o sertanejo, vanera, samba rock mas sem perder a sua essência.

A dança country nasceu junto com a música country, em cidades como Nashville e Santa Fé, no sul dos Estados Unidos, no começo do século XIX, quando imigrantes da Inglaterra que não encontravam trabalho nas colônias do nordeste partiam para o oeste em busca de terra e ouro. Viajavam a cavalo, em grupos, montando acampamento nas paradas dos trajetos longos e cansativos. Nessas paradas, todos se reuniam em torno de fogueiras, cantavam e dançavam ao som de violões, banjos, bandolins e rabecas. O ritmo era mais lento do que o do country que se ouve nas rádios hoje em dia, e havia uma forte influência de ritmos sulistas como o blues e o folk. As pessoas inventavam passos para as músicas, e decoravam pequenas coreografias. Com a colonização do oeste e do sul dos Estados Unidos, a música e a dança country cresceram e firmaram suas raízes nos bares das pequenas cidades, os famosos saloons dos filmes de faroeste.

Western- os movimentos são fortes e bem marcados

 

Two-Step – Dança de casal, coreografado, dançado livre ou em círculos, como em uma quadrilha.

 

Partner Dance - dança de par, a mais parecida com a nossa dança de salão, onde não existe coreografia e a seqüência de passos é definida pelo comando do cavalheiro.

 

Aero country- como o próprio nome diz movimentos aero, passos com muitos giros, movimentos de pernas complexos, pulos etc.

 

Singles Dance, Line Dance ou Honky Tonk - dança sem par, em fila, formando coreografias, onde cada um pode colocar seu estilo.


Free style- é a mais nova forma de dançar country, é a junção de todas estilos mencionado acima, e nesse estilo também misturamos outros estilos de dança, como street etc.

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário